O meu caminho nas Artes Marciais começou há 3 anos e meio. Comecei sobre a influência do meu cunhado, pois ele praticava Capoeira no Grupo Abada. resolvi experimentar e a paixão foi imediata, pois o calor que eles exprimem em cada luta em cada música é impossível não gostar.
Pratiquei Capoeira durante um ano e foi muito bom, mas durante esse percurso já ia sentindo que não era o meu caminho e apesar de ir ultrapassando as minhas dificuldades na arte em si, o meu interior continuava à procura de um caminho correcto.
Com um nascimento do meu filho David eu decidi parar para poder vê-lo crescer nos seus primeiros meses e ficar com mais tempo disponível possível. Assim, como é lógico algo teria de ser alterado e foi a capoeira a sofrer, pois era o elo mais fraco.
Durante 6 meses passei a ver o meu filho crescer, mas também comecei a ficar um homem mais amargurado, porque o desporto sempre fez parte da minha vida, desde muito novo.
A minha mulher, por iniciativa própria, decidiu que para o meu bem o melhor era voltar ao desporto, mas eu não tinha vontade de voltar para um Ginásio e fazer musculação.
Contudo, ela encontrou num ginásio, perto de nossa casa, uma aula de artes marciais. Ela apresentou-me como jujitsu.
Eu tinha alguns conhecimentos da arte e logo decidi ir verificar e experimentar. Pude verificar que a ideia tinha sido mal vendida, não era jujitsu, mas sim Senshin Ryu Ju jutsu, mas como era lógico para mim no início a diferença era só no nome, mas depois de uma conversa com o Sensei pude descobrir mais diferenças, era a Arte dos Samurais.
Assim, fiquei muito interessado, pois sempre tive uma paixão pelo Japão e pela sua cultura, mais ainda da postura e da maneira de agir dos Samurais….
E assim, começa a minha viagem em busca de objectivo que até agora estava adormecido, mas teria agora a minha oportunidade de seguir e descobrir por mim...
O Impacto
As técnicas e sua compreensão foram lentas, pois os nomes eram difíceis de decorar e as bases eram fracas e, sejamos francos, a idade também não ajuda.
Mas com o Sensei Márcio e com mais 3 companheiros que me acompanharam neste início, companheiros esses o Filipe, o Duarte e o meu cunhado que por sua vez se juntou a mim, vamos percorrer um caminho em conjunto, embora diferente.
Tinha passado um ano e chegou a altura do exame, viajamos para a nossa Escola em Esposende. Foi um caminho para mim muito difícil, uma vez que estava muito nervoso. A minha mulher e o meu filho acompanharam-me nesta viagem, fizemos uma pequena paragem numa bomba de gasolina à espera do Sensei e de um aluno que ele tinha ido buscar. Os nervos aumentaram ainda mais e ainda me vejo a andar a chuva de um lado para o outro para ver se me conseguia acalmar, os resultados eram quase nulos.
Chegamos e estavam lá os outros alunos, os de Esposende, mal os conhecia, só tinha estado com eles no meu primeiro Estágio e a ligação, como era lógico, não era a mesma que tinha com os meus amigos de viagem.
O exame, por incrível que pareça, foi rápido mas intenso, pelo menos para mim. Os nervos tinham sido canalizados para algo, mas qual não foi o meu espanto quando o nosso Mestre disse que tínhamos que voltar a entrar.
Fiquei de rastos, pois pensei que tinha errado e chumbado. Passou-se o almoço e chegou a hora de voltar a entrar, voltamos a fazer o exame e no fim o Mestre Vasco diz: “vocês sabem porque estão aqui?”. Claro que todos tínhamos medo de responder, mas ele também disse logo: "parabéns vocês passaram para laranja".
Foi uma surpresa, eu não esperava isto, aliás ninguém esperava, mas tínhamos passado para laranja.
9º e 8º Kyus in Senshin Ryu Ju Jutsu
O Percurso.Após esta surpresa de passar de branco para laranja, tinha de voltar a realidade, pois eu sei que foi com esforço que cheguei lá, não podia cair no erro de pensar que seria sempre assim e que eu já sabia tudo.
Mas como era de esperar as responsabilidades aumentaram, era uma evolução.
Contudo, eu estava disposto a enfrentar tudo, pois sentia que finalmente tinha encontrado o queria fazer, tinha sido posto no meu caminho, poderia não ser o melhor aluno mas estava no que sempre havia procurado. Claro que foi um percurso com acidentes e algumas complicações, mas cheguei outra vez ao objectivo ao qual me proponha que era ir a exame.
Este ano sentia-me mais calmo, por experiência ou simplesmente porque estava a tentar enganar a mente. Voltei ao mesmo caminho só que desta vez fui eu, os meus companheiros e amigos para escola.
Quando chegamos lá, já lá estavam os outros companheiros do Porto e de Esposende e, logicamente, a proximidade já era maior, já tínhamos tido outro estágio e uma demonstração, logo já nos conhecíamos melhor e o ambiente já não era tão “frio”.
Desta vez não fomos os primeiros, passou algum tempo e deu para brincar e para desanuviar, entretanto tinha chegado a nossa vez…..
Bem, foi igual ao primeiro, só que desta vez com mais noção e mais responsabilidade. Estava lesionado mas não quis pôr tudo em risco, mas tinha de fazer isto….
Passámos e aqui estou eu com 7º Kyu in Senshin Ryu Ju Jutsu……
A partir daqui, o meu relato será diário……..
Já passaram umas semanas desde do exame para 7º Kyu in Senshin Ryu Ju Jutsu, já começamos a praticar novas técnicas e, como era de esperar, senti algumas dificuldades numas mais do que noutras, tai-otoshi,suke nage , kote gatame, ude ashi age nage, kata guruma, espero para ver o que me reserva a próxima aula....
Mais uma aula, desta vez o mestre decidiu que estava na altura e seria um dos seus objectivos colocar os nossos membros inferiores tão dotados como os superiores. Como é lógico, eu não me sinto muito à vontade mas dei o meu melhor e até fiquei surpreso pela minha prestação, mas vou ter muito trabalho pela frente, principalmente na minha perna esquerda, pois é na que denoto mais dificuldades. No fim tiramos uma foto de grupo espero em breve colocá-la aqui....
Nesta aula tive a a aperfeiçoar KHION IPPON KUMITÉ 2º serie, treinei com o Samuel, foi um bom treino, duro e sinto que melhorei com algumas correcções do sensei e com a ajuda Samuel foi uma aula bem produtiva. Na quinta-feira não vou treinar, porque o meu compadre faz anos e eu vou estar presente...
Após a minha falta ao último treino, aqui estou eu de volta...
Neste treino, devido ao facto de estarmos em número ímpar (9) tive o prazer de treinar com o sensei, treinamos KHION IPPON KUMITÉ 2º série. Foi uma excelente oportunidade para eu ver e evoluir a minha técnica. Como seria de esperar tive de corrigir alguns aspectos, mas foi um bom treino e ainda houve tempo para praticar as projecções da minha graduação, tai-otoshi,suke nage , kote gatame, ude ashi age nage, kata guruma.
Devido a uma reunião na associação o nosso treino mudou de dia, o que fez com que treinássemos 3ª e 4ª feira. Neste treino tive a responsabilidade de monitorizar as técnicas de uma colega menos graduada e como é lógico medo de errar era muito, mas correu bem, depois voltei a fazer as minhas projecções.
Na terça-feira o início da aula foi dado pelo aluno mais graduado, o Leandro, fizemos um bom aquecimento, logo de seguida começamos a treinar KHION IPPON KUMITÉ 2º série. Treinei com o Duarte, foi bom, pois testei a forma de treino que o Sensei tinha usado no último treino comigo, isto é, repetir a mesma técnica 3 vezes para o mesmo lado, mas com kimê diferente: o primeiro marcar os passos todos, o segundo mais rápido mas a marcar, e por ultimo com todo o kimê. Depois fizemos algum encadeamento de técnicas e por último fizemos a 2ª Kata...
Nas próximas 2 aulas não vou estar presente, uma vez que são datas importantes: a minha mãe e mulher fazem anos.
Voltei, faltei dois treinos, as saudades são muitas e estou ansioso para ver se o tratamento ao meu braço esta a dar resultado. Iniciei o meu tratamento, porque esta lesão estava a limitar-me muito e então falei com o meu cunhado que é fisioterapeuta e decidimos iniciar um tratamento. Estas duas faltas não foram boas a nível de conhecimento e de prática, mas ajudou-me um pouco a recuperar, pois fiz quatro tratamentos e não fiz nada que pudesse agravar ou complicar a recuperação.
Foi um bom treino, tenho reparado que desde a minha mudança que os treinos tem "rendido" mais, treinei com o meu cunhado a 2º série de KHION IPPON KUMITÉ com uma boa intensidade e não me ressenti da lesão, doeu mas nada como dantes e reparei que a minha técnica, embora tenha melhorado, há muitos aspectos que preciso de ter em atenção, mas para a semana há mais.
Tenho andado um pouco ausente do meu blogue por motivos profissionais e pessoais, mas não tenho deixado de treinar.
Nas duas últimas semanas temos treinado para um Sarau que vamos organizar trazendo outras Artes Marciais para participarem nele, este Sarau é para ajudar uma mulher que tem vários problemas de saúde. Como é lógico eu não vou escrever aqui o que estou a fazer, pois quero que quem lê o meu blogue vá ver e seja uma agradável surpresa.
Eu tenho estado um pouco ausente pois a minha vida tem andado num roda viva, mas a exibição já decorreu e correu mais ou menos, pelo menos aos meus olhos, pois treinos bastante para a exibição e houve falhas só pressetiveis a quem percebe ou tenha treinado para que elas não acontecerem, mas os comentários foram favoráveis e isso também é importante.
Agora nesta semana não há treinos para mim, pois foi PAI outra vez, aqui esta mais um orgulho meu o GABRIEL!!!
Retomei os treinos após o nascimento do meu filho, voltamos a concentrar todas as nossas forças e energias em melhorar a nossa técnica.
O meu sensei chamou-me atenção de eu ainda estar "pesado" nas minhas técnicas que teria de soltar mais, é algo que eu ainda custa fazer, esta muito enraizado na minha mente e vou ter de lutar contra ela, pois eu quero evoluir mais e para isso tenho de tornar o meu corpo uma "pena" para que as técnicas fluam mais naturalmente sem dar a sensação de robô.
Tenho de treinar além do corpo a mente.....
Estes dois últimos treinos têm sido revisões de toda a matéria dada, modéstia a parte, estou a safar-me bem, posso não ser o melhor tecnicamente mas estou a dar no duro e sei as técnicas mas tenho sempre de melhorar vários pormenores técnicos, o estagio esta quase a porta, e eu tenho muita vontade de ir mas com dois filhos pode estar difícil, pois este ano todos temos de dormir lá....eu pedi uma will card, vamos ver...
Até para semana.
A resposta a esta pergunta esta num post aparte.
O mês de Agosto tem sido diferente do normal, pois temos treinado sobre a supervisão do Soke Vasco e do Sensei Marcio, os treinos tem sido muito diferentes e motivantes ao mesmo tempo, claro que para mim e para os alunos do porto ter a oportunidade de treinar um mês com os dois tem sido muito benéfico em tudo... Uma experiência do melhor.....
Tenho notado que tenho evoluído, mentalmente e tecnicamente, mas ainda estou preso de movimentos preciso de ser mais gracioso e ter mais cuidado com os meus pulsos em certos movimentos.
Ma só tempo e paciência e presistencia vou lá chegar..
Sem comentários:
Enviar um comentário