Samurai
Honra. Justiça. Perfeição. Lealdade.
Estas são algumas das palavras associadas aos Samurais, a classe guerreira do Japão feudal e até hoje a sua influência é sentida no modo de viver e de pensar do povo japonês.
Os samurais surgiram como classe guerreira na época feudal do Japão e dominaram o país por quase 8 séculos (séc. VIII ao XIX). Ser um samurai era um prestígio social, uma vez que a classe guerreira ocupava os mais altos cargos dentro da ditadura militar nipônica, chamada Xogunato ou Bakufu.
Inicialmente, a função do samurai era apenas colectar impostos e servir o Império. A partir do século X, a figura do samurai toma forma e ganha uma série de funções militares, alcançando seu ápice no século XVII.
Os estilos marciais criados pelos Samurais hoje são chamados Kobudo. Era através da prática destes estilos que o samurai aperfeiçoava as suas técnicas, fortalecia o seu espírito e visava o seu aprimoramento, com a auto-disciplina e o auto-controle. Mas o que tornou esse guerreiro único foi o seu famoso código de honra e conduta, o Bushido. Além da filosofia assimilada pelos samurais, o Bushido trazia preceitos para o comportamento correcto diante de todas as situações.
Aquele que serve
Samurai (kanji: 侍) significa literalmente "aquele que serve", herança de quando eram subordinados diretamente ao imperador. Outro termo muito usado para se referir aos samurais é Bushi (武士), que significa literalmente "guerreiro". É a raiz da palavra Bushido (武士道), ou "Caminho do Guerreiro".
Os últimos Samurais
Com a Restauração Meiji, em 1868, a classe samurai foi abolida e estabeleceu-se um exército nacional ao estilo ocidental. Perante essas reformas, o samurai não deixou morrer a sua tradição. As artes com a espada, criadas na época, foram cultivadas e passadas de geração em geração até os dias actuais. E o Bushido sobreviveu na sua forma mais pura dentro dos dojos de Kobudo.
Actualmente, as artes dos antigos samurais são praticadas com o objectivo de ajudar as pessoas a superar obstáculos no seu dia-a-dia e adquirir tranqüilidade, controle, disciplina e auto-confiança.
Os Samurais Modernos são pessoas que aplicam a filosofia do Bushido nos dias de hoje e praticam as artes da espada, mantendo viva uma tradição de 800 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário