14/04/2008

Iaijutsu



Serenidade, precisão e eficiência

A habilidade notória e inigualável dos Samurais no combate com espadas é mundialmente conhecida.

No cinema foi imortalizada através dos filmes do consagrado director Akira Kurosawa e mais recentemente no filme O Último Samurai, protagonizado por Tom Cruise. Nas telas do cinema foi mostrado como, nas mãos dos Samurais, o manejo do katana transcende a luta e alcança um estado de arte, um caminho para a perfeição a ser trilhado por todos que buscam auto-conhecimento e equilíbrio.

A integração máxima entre precisão, eficiência e desenvolvimento espiritual nas artes samurais deu-se com o aparecimento do Iaijutsu. Desenvolvido durante o período Edo (1603-1868) por Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), o Iaijutsu consiste em usar o movimento de desembainhar a espada como ataque ou defesa, uma habilidade que se tornou vital nessa época, quando os duelos tomaram o lugar do combate nos campos de batalha.

O Iaijutsu é a arte de vencer antes mesmo de desembainhar a espada.

O principal estilo praticado nas aulas de Iaijutsu é o Suio Ryu. Os fãs de histórias em quadrinhos japonesas conhecem este estilo pelo mangá Lobo Solitário, onde o protagonista Ito Ogami, é um mestre do Suio Ryu.

Muitas vezes o samurai quando era atacado pelo elemento surpresa, quando menos esperava um ataque. Sacar a espada com rapidez e eficiência tornou-se uma habilidade essencial. O samurai hábil no Iaijutsu conseguia vencer antes mesmo de desembainhar a espada, sendo o corte apenas a conclusão da vitória. Com o passar dos anos o Iaijutsu difundiu-se pelo Japão e surgiu um grande número de estilos, em especial Suio Ryu, Muso Shinden Ryu e Sekiguchi Ryu.

A prática do Iaijutsu implica concentração, presença de espírito e equilíbrio, que são desenvolvidos ao longo dos treinos. Os alunos aprendem mais do que sacar a espada: O Iaijutsu ensina a estar preparado em todos os momentos e com serenidade e segurança encarar as situações adversas que encontramos.

Sem comentários: